menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Você não tem culpa!

12 1
04.10.2024

Os artigos escritos pela equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou IOS.

Incêndios, inundações gigantescas, secas extremas, furacões... As famosas mudanças climáticas, anunciadas há muitos anos, estão acontecendo. O mundo parece estar entrando em colapso! Para vocês terem uma ideia, em 1859, o físico inglês John Tyndall descobriu e explicou como funcionava o efeito estufa. Com uma série de experiências, ele mostrou que as emissões de CO2 na atmosfera absorviam as radiações e o calor do sol, o que causava mudanças no clima. Em 1859! De lá para cá, convenhamos, a situação da Terra só piorou.

A descoberta de Tyndall tem 165 anos. Nós nem éramos nascidas. Não temos culpa pelas atuais condições catastróficas do nosso planeta. Então, de quem é a culpa? E, se não temos culpa, devemos ficar de braços cruzados enquanto o mundo acaba em fogo ou em água?

A culpa não é só nossa, claro, porque as ações individuais são um grão de areia diante das mudanças que precisam acontecer. Um exemplo: segundo o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2023), a rede de abastecimento de água do país perde todos os anos 27% do volume distribuído em........

© PÚBLICO


Get it on Google Play