menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O braseiro que não se apaga: 20 anos de carreira de Roberta Sá

11 23
previous day

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

No dia em que escrevi esse texto-crônica, 19 de dezembro, uma das artistas brasileiras mais radiosas e talentosa fez aniversário e também completou 20 anos de carreira em 2025. Entretanto, estive num momento de reflexão pessoal, escrevo tantas vezes sobre teoria social, história e filosofia política, e interroguei-me: por que não escrever um pequeno texto a celebrar a vida e a carreira de uma cantora tão singular?

Escrever sobre a beleza que nos alegra é uma maneira de fomentar a esperança daqueles que esperançam um mundo mais airoso, livre e emancipado. Para os quem me conhecem mais de perto já sabem que estou falando de Roberta Sá, uma das mais refinadas e criativa intérpretes da MPB, do samba, etc., nas últimas duas décadas. Mulher nordestina, nascida em Natal, Rio Grande do Norte, mas que vive no Rio de Janeiro desde os 9 anos.

Começou a ser conhecida do grande público no início dos anos 2000, por meio de um programa de talentos (Fama) e com canções em novela (Celebridade). Do curso de jornalismo, passou rapidamente a se........

© PÚBLICO