Um desastre natural provoca sempre uma reação maior ou menor de acordo com a importância ou dimensão do mesmo e a relação com os que o sofrem, assistem, participam ou tomam conhecimento.
As catástrofes naturais correm o mundo e alarmam todo o planeta, pois o que hoje acontece na Ásia pode amanhã acontecer na Europa, África ou América e quase sempre sentimos um sentimento de impotência perante a sua possibilidade.
Grande parte destes desastres naturais podem ser combatidos, atenuados ou até prevenidos com medidas prévias de correção e ajustes à atenuação dos seus efeitos, desde fogos, cheias ou deslocamentos de terra.
O sismo é um fenómeno geológico provocado por roturas com origem em falhas que sabemos existirem em determinadas zonas da crosta terreste, são de impossível previsão, ou calculo da sua intensidade e consequências dos seus efeitos diretos e secundários, podendo ser desde de insignificante dimensão, sem causar qualquer tipo de dano ou prejuízo, ou devastadores, arrasando cidades e causando muitos milhares de mortos.
No entanto conhecemos os fatores que os provocam e as zonas do planeta mais suscetíveis da sua ocorrência e isso não sendo nenhuma........