Estará o marxismo a ganhar?
1. A democracia não aconteceu em Abril de 74, mas sim em Novembro de 75. A revolução de abril acabou com a ditadura, mas, durante 579 dias, comunistas, trotskistas, maoístas e afins, resistiram a instituir a democracia liberal como regime. Assim, a liberdade foi um esperança frágil.
2. O Estado Novo já tinha caído, mas a democracia liberal ainda não era uma certeza. Nesta altura, o processo revolucionário já não estava apenas em curso. Foi acelerado devido à derrota do PCP e da restante extrema-esquerda nas eleições constituintes de 25 de abril de 1975. Felizmente, houve reacções.
3. Entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, a esquerda portuguesa tentou que o nosso país rumasse ao “socialismo”. Na realidade, o que Álvaro Cunhal, Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Gonçalves e outros queriam era implementar uma ditadura soviética em Portugal.
4. Nunca devemos esquecer a data da liberdade. Nunca devemos esquecer que é necessário celebrá-la sempre. E também não podemos esquecer que é preciso estar sempre disponível para a defender. Porquê? Porque é mais fácil conquistar a liberdade do que a manter.
5. Sem o 25 de Novembro, que devemos a Ramalho Eanes e Jaime Neves, entre outros, incluindo vários líderes partidários como Mário Soares, Francisco Sá Carneiro e Freitas do Amaral, o........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel