Os cancros digestivos, em especial o cancro colorretal, representa um dos maiores desafios de saúde pública em Portugal. Diariamente, 13 pessoas morrem devido a esta doença, e todos os anos são diagnosticados mais de 11 mil novos casos. Atualmente, estima-se que existam cerca de 80 mil doentes ativos no país, um número alarmante que reflete a gravidade deste problema.
Apesar destes números, 50% da população ainda desconhece os sintomas da doença, uma realidade que urge ser transformada através de campanhas de sensibilização e de um maior compromisso político. No entanto, este cenário pode ser alterado de forma substancial com uma medida simples, mas essencial: a implementação de um rastreio de base populacional.
A Europacolon Portugal tem desempenhado um papel fundamental na luta contra o cancro colorretal. Anualmente, organizamos rastreios oportunísticos com o apoio de farmácias comunitárias e lançamos, em outubro de 2023, a iniciativa “ INTESTINO”, em colaboração com a Global Healthcare Projects. Este projeto, realizado no concelho da Amadora, destacou-se por levar a prevenção e o rastreio diretamente até à comunidade afrodescendente, um grupo particularmente vulnerável em termos de acesso à saúde.
Através de uma Unidade Móvel, conseguimos abranger várias freguesias e bairros da Amadora, incluindo Cova da Moura, Casal da Mira e Alfornelos. Os resultados deste esforço foram impressionantes: envolvemos mais de 1.200 pessoas, das quais 653 realizaram o teste de sangue oculto nas fezes. Entre estas, 30 pessoas apresentaram resultados positivos e foram encaminhadas para o seu médico de família.........