Planeamento estratégico municipal – um pais ficcionado
O planeamento estratégico municipal é imprescindível para um adequado ordenamento do território e uma profícua estratégia de coesão de âmbito territorial. Somente com recurso a um adequado planeamento local é possível potenciar o desenvolvimento de uma região e responder, de forma ajustada, aos desafios que a fustigam ou poderão vir a fustigar.
Apesar de poderem ser percepcionados como instrumentos que podem, de certa forma, condicionar as decisões dos municípios, diminuindo o grau de discricionariedade que lhes está associado, os documentos de planeamento estratégico, independentemente da temática que lhes está associada, quando conveniente e seriamente elaborados, tendem a espelhar as reais necessidades do território oferecendo contributos, de sobeja importância, para colmatar as dificuldades que possam estar e estes associadas, superando assim desafios e beneficiando as populações.
Tendo por base esta linha de pensamento, a elaboração de documentos de planeamento estratégico é, actualmente, imposta às autarquias como forma de poder alcançar índices desejáveis de desenvolvimento local no âmbito da saúde, da habitação, do turismo, do desenvolvimento social, etc.
O rigor e transparência da administração local podem ser avaliados pois pela........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Gideon Levy
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein