A importância da área social nas autarquias
Apesar de existirem ainda alguns municípios reféns da ideia errónea de que a construção de equipamentos e infraestruturas deve ser a trave mestra da sua actuação e o pilar dos seus desígnios, a verdade é que, na actualidade, o fundamental da actuação dos municípios assenta muito além do visível e do que é material.
O desenvolvimento das cidades deve pois, hoje em dia, ser pensado de forma integrada e o seu planeamento, com vista à promoção do bem-estar da população e alavancagem dos territórios, deverá consignar a interligação de questões de âmbito económico, ambiental e social.
Para além de se constituir como o garante de acesso à equidade, a área social é considerada como sendo determinante para um desenvolvimento local que se quer internamente coeso, mas com capacidade para conseguir intentar esforços ao nível externo, no domínio das dinâmicas de desenvolvimento consideradas globais.
De todas as áreas sociais adstritas aos municípios destacam-se a acção social, a saúde e a habitação, mesmo que não se devam descurar outras áreas de intervenção, também importantes, tais como o género, a igualdade, a deficiência, as minorias étnicas e as migrações.
PUB • CONTINUE A LER A........
© Observador
visit website