Carlo Acutis e o “marketing” da Igreja
Escrevo estas linhas no dia 27 de Abril do Ano Jubilar de 2025, um Domingo em que o mundo assiste à milenar sucessão de acontecimentos desencadeada pela morte de um Papa. No caso, o Papa Francisco, o 266.º Papa da Igreja Católica, cuja morte provoca agora a reunião de 135 cardeais que, num conclave secreto e sob os intemporais frescos de Miguel Ângelo, votarão para eleger, mais uma vez, o Sucessor de Pedro, pondo fim ao tempo de Sede Vacante que por agora vivemos.
No meio de tantos acontecimentos, talvez alguns já não se lembrem, mas hoje, dia 27 de Abril, seria o dia em que o Beato Carlo Acutis seria canonizado em Roma. Por força das circunstâncias, a canonização foi adiada, pelo que será já presidida pelo novo Papa.
Nascido em 1991, Carlo Acutis será o primeiro santo “millenial”, tendo crescido, como muitos de nós, com internet e computadores que, aliás, usou como instrumentos para documentar milagres eucarísticos e aparições marianas. Pouco antes de morrer, visitou no nosso país o Santuário de Fátima e o Santuário do Santíssimo Milagre, em Santarém. E, em 2006, com apenas 15 anos, morreu devido a uma leucemia........
© Observador
