menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Desigualdade na Educação, futuros comprometidos

17 1
24.07.2024

Saiu mais um ranking anual das escolas em Portugal e mais uma vez coloca as instituições privadas nos lugares de topo.

Este ranking avalia o conhecimento dos alunos num “procedimento fotográfico” mas não considera como esse conhecimento foi ensinado, uma avaliação que se foca no que os alunos aprenderam, mas ignora as condições em que essa aprendizagem ocorreu, os desafios e dificuldades enfrentados, bem como as batalhas pessoais vencidas até aquele momento.

As escolas privadas dispõem de infraestruturas de alta qualidade, um corpo docente estável e criteriosamente selecionado pela competência, e uma elevada capacidade de oferecer aos seus alunos vários complementos curriculares.

São as famílias com maiores meios e capacidades económicas que conseguem inscrever os seus filhos nas escolas privadas, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem superior. Para além disso, estas mesmas famílias têm a capacidade de reforçar as aprendizagens dos seus filhos com explicações extra, muitas vezes contratando mais do que um explicador por disciplina. Este apoio extra permite colmatar eventuais dificuldades e potenciar o desempenho académico dos alunos.

Em contraste o ensino público em Portugal enfrenta desafios significativos, incluindo a........

© Observador


Get it on Google Play