menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Uma Base Polar Portuguesa?

7 1
20.11.2024

Actualmente, na Antártida, há cerca de 30 países (num total de 195) com bases polares permanentes, ou seja, com presença humana durante todo o ano, mesmo durante o difícil inverno antártido quando as temperaturas são – em média – de 49º (a temperatura mais baixa jamais registada foi na base russa de Vostok e chegou aos -89.6º).

A presença destes países no continente gelado é regulado pelo Tratado da Antártida e por um conjunto de acordos relacionados, conhecidos colectivamente como Sistema do Tratado da Antártida (STA) juntos, regulam as relações internacionais com relação ao continente gelado, sendo este o único continente da Terra sem uma população humana nativa. Este Tratado foi o primeiro acordo de controlo de armas estabelecido durante a Guerra Fria, designando o continente antártico como uma reserva científica, estabelecendo a liberdade de pesquisa científica e proibindo toda a actividade militar.

Dos 30 países com bases permanentes na Antártida destacam-se: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Rússia, Coreia do Sul, Índia, Alemanha. Outros países também têm bases sazonais.

Acredito que Portugal deveria avaliar a instalação de uma base permanente no Pólo Sul por várias razões estratégicas, científicas e ambientais.

O Pólo Sul oferece condições únicas para estudos em várias áreas, como climatologia, astronomia, biologia e glaciologia, instalar uma base permitiria a........

© Observador


Get it on Google Play