menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Comissões imobiliárias: o motor oculto da crise

9 38
12.08.2024

Um dos fatores que mais tem contribuído para esta elevação irracional, totalmente descontextualizada dos rendimentos das famílias e do crescimento do valor real do imobiliário, é o mecanismo de cálculo da remuneração dos agentes e agências imobiliárias.

Não ignoro que esta afirmação irá atrair uma dose de ódio e repulsa por parte de quem se movimenta ou vive desta actividade. E também não ignoro que — como sucedeu com o Alojamento Local (outro fator crítico) — muitas pessoas e famílias que perderam rendimentos, por via do desemprego ou do fecho de empresas, encontraram na intermediação imobiliária uma forma de continuarem a viver. Não acredito que isto deva mudar: o papel da intermediação imobiliária é válido e útil neste mercado.

Está errado, é profundamente injusto e resulta de uma cartelização efetiva (negociada ou não nos bastidores há muitos anos: nunca saberemos) é a fórmula de “prémio” ou rendimento por parte de agentes e agências imobiliárias. Com efeito, um dos fatores que mais contribuiu para o aumento do preço das casas desde 2009 foi o facto dos agentes e agências imobiliárias receberem à percentagem por um trabalho de custo fixo. O trabalho, promoção, quantidades de visitas e apoio burocrático é sensivelmente o mesmo, mas o valor da comissão por casa vendida depende mais do valor da habitação do que do trabalho desenvolvido na venda, porque o combinado é uma percentagem.

Esta comissão percentual parece ser atualmente de 5% em todos os agentes e agências enquanto que, no passado, era mais variável com agências cobrando 2, outras 3 e 5% (a Remax). O mesmo, aliás, ocorre com os arrendamentos, onde há alguns anos os agentes e agências cobravam uma renda como comissão percentual de 100% — novamente apesar de terem o mesmo trabalho e investimento fixo — mas........

© Observador


Get it on Google Play