A’gosto da liberdade |
Não faltam em Agosto efemérides ligadas à ampliação da liberdade e à expansão da democracia. Efemérides que os extremistas dos diversos campos políticos evitam celebrar, o que constitui mais um motivo para assinalá-las.
Em 24 de Agosto de 1820, eclodiu no Porto a Revolução Liberal, marco decisivo para pôr fim à monarquia absolutista. A soberania transferiu-se, a partir daí, do rei para o povo. Foi um passo de gigante na conquista de direitos e liberdades em Portugal.
Catorze anos depois, no dia 1 de Agosto de 1834, entrou em vigor na Grã-Bretanha a abolição total da escravatura por histórica decisão do Parlamento em Londres – que não tardaria a contagiar outras nações – sob o princípio de que todos os seres humanos devem nascer livres e iguais, a trave-mestra da civilização. Esta data é hoje justamente celebrada eom vários países que foram colónias da coroa britânica: Jamaica, Guiana, Barbados, Trindade e Tobago, entre outros.
O império soviético, de triste memória, começou a cair num mês de Agosto. Foi em 14 de Agosto de 1980 que Lech Walesa liderou uma greve nos estaleiros navais Lenine, em Gdansk, abalando os alicerces da........