A’gosto da liberdade
Não faltam em Agosto efemérides ligadas à ampliação da liberdade e à expansão da democracia. Efemérides que os extremistas dos diversos campos políticos evitam celebrar, o que constitui mais um motivo para assinalá-las.
Em 24 de Agosto de 1820, eclodiu no Porto a Revolução Liberal, marco decisivo para pôr fim à monarquia absolutista. A soberania transferiu-se, a partir daí, do rei para o povo. Foi um passo de gigante na conquista de direitos e liberdades em Portugal.
Catorze anos depois, no dia 1 de Agosto de 1834, entrou em vigor na Grã-Bretanha a abolição total da escravatura por histórica decisão do Parlamento em Londres – que não tardaria a contagiar outras nações – sob o princípio de que todos os seres humanos devem nascer livres e iguais, a trave-mestra da civilização. Esta data é hoje justamente celebrada eom vários países que foram colónias da coroa britânica: Jamaica, Guiana, Barbados, Trindade e Tobago, entre outros.
O império soviético, de triste memória, começou a cair num mês de Agosto. Foi em 14 de Agosto de 1980 que Lech Walesa liderou uma greve nos estaleiros navais Lenine, em Gdansk, abalando os alicerces da........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Daniel Orenstein
John Nosta
Grant Arthur Gochin