Criar um melhor funcionamento da União Europeia(2)
Como apresentado neste espaço, necessitamos de um melhor funcionamento da União Europeia (UE). Tal servirá para corresponder às expetativas dos seus cidadãos, e lidar bem com as múltiplas crises que assolam não só o continente, mas o planeta.
Existem, como sempre existiram em política, diferentes visões de como resolver esses problemas. O Parlamento Europeu é um exemplo disso, com as famílias políticas estão colocadas num espetro fácil de identificar, desde a extrema-direita à esquerda (mais ou menos sensata). Neste artigo vamos focar-nos no facto de haver valores e ideias liberais que são parte das soluções. E antes que o leitor pense que este será um artigo para uma câmara de eco, não é o caso. Quando se pensa na UE, estes valores e ideias estão operacionais mais do que se pensa. Socialistas e Democratas, Populistas (sociais-democratas), Verdes, e claro, os Liberais, regulam-se pelos princípios-base das democracias liberais: direitos políticos, liberdades individuais e coletivas, Estado de Direito, defesa da dignidade pessoal e de direitos humanos, instituições robustas ao serviço do cidadão, economia de mercado, e estímulo à inovação e empreendedorismo.
Uma agenda com valores e ideias liberais para os próximos anos de construção da UE, aproveitando o ciclo 2024-2029, requer também um compromisso renovado para tratar de necessidades cruciais, como é o caso de serem implementadas formas de defesa e segurança atuantes e integradas, competitividade com grandes blocos económicos, inovação........
© Observador
visit website