Acordei com dores de costas e por isso fui treinar

Pode parecer um contrassenso para muitos, mas o movimento é a melhor solução para manter a coluna saudável e resistente. Exemplifico com o meu caso: há 20 anos, fui submetido a uma cirurgia a uma hérnia discal lombar, o que me marcou não só como paciente, mas também como médico ortopedista e cirurgião de coluna. Durante grande parte do meu tempo, ajudo os meus doentes a superar dores, a recuperar mobilidade e a encontrar soluções para problemas que também conheço de perto.

Com o passar dos anos, aprendi que a verdadeira chave para manter a minha coluna saudável é o movimento. O exercício físico tornou-se a minha âncora: levanto-me às 5h20 e às 6h começo o treino. Encontro na disciplina do treino a força de que a minha coluna precisa para enfrentar os desafios do quotidiano. O corpo, por mais frágil que pareça, responde à dedicação com resistência e equilíbrio.

Frequentemente, ouço que, em caso de dor, o melhor é evitar qualquer tipo de esforço. Há uma vasta evidência científica a negar isto. Todo o exercício físico tem o seu lugar, desde que seja realizado de forma adequada, respeitando as limitações individuais e, acima de tudo, proporcionando bem-estar. A chave está em estimular a prática de forma regular, porque é a consistência que traz os verdadeiros resultados. Um corpo que se movimenta é um corpo que se mantém vivo, que resiste melhor ao tempo e às........

© Observador