menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Higiene Urbana

8 2
17.10.2024

A Teoria das Janelas Partidas estabeleceu, há mais de cinquenta anos, que a inação perante pequenos distúrbios e a lentidão na reposição das condições normais no Espaço Público, criam uma atmosfera de deterioração e desinteresse que, em última instância, agravam os problemas das cidades. Esta é a chave para compreender o que Carlos Moedas, “em apenas três anos”, não conseguiu compreender: cidades com mais lixo, geram mais lixo e ruas mais sujas, acabam mais sujas.

Os problemas de Higiene Urbana são complexos e interligados, é por isso que os serviços que lhes dão resposta são complementares e interdependentes. Carlos Moedas, “em apenas três anos”, ainda não conseguiu abandonar a sua visão concorrencial dos serviços que coloca em causa todo o sistema de Higiene Urbana.

É esta visão que permite que um vereador, depois de ser criticado pelo estado a que deixou chegar a limpeza da cidade, não consiga dizer mais que “em apenas três anos”, logo seguido por “conseguimos fazer mais e melhor que o PS em catorze anos”. Sem, de seguida, não acrescentar nem mais uma palavra, nenhum exemplo, nenhuma política, nenhuma amostra concreta do que será este “mais”, ou este “melhor”.

Podemos ser compreensivos com este abuso da qualificação. Com boa vontade, o vereador Ângelo Pereira tenta mascarar o vazio e empurrar o problema........

© Observador


Get it on Google Play