Passados cerca de 5 meses da tomada de posse do atual governo, ainda não se compreendeu qual a posição política da AD relativamente à enorme obra imaterial e ideológica deixada pelo anterior governo PS. É suposto haver diferenças nas ideias políticas quando os grandes partidos se alternam no poder. Vejamos dois exemplos: a eutanásia e a identidade de género.
A lei da eutanásia foi aprovada na generalidade na AR pela maioria de esquerda em 2023. A sua regulamentação continua por realizar o que na prática faz com que a lei não entre em vigor. O que pensa a AD fazer sobre este assunto que tanto dividiu a sociedade portuguesa? Partilha desta visão utilitarista da vida humana? Consequentemente, vai mesmo regulamentar esta lei, aprovada maioritariamente pela esquerda, ou vai procurar revogá-la? E a melhoria da rede de cuidados paliativos não é uma prioridade?
A ideologia de género, promovida ativamente pelo PS, inspirou várias decisões políticas e legislativas. Basta olhar para a Lei nº. 15/2024 que se revela uma autêntica “miscelânea legislativa” ao misturar conceitos, como a........