A indignação moral como estratégia para aumentar audiências
Há bastante tempo que deixei praticamente de ver televisão. Os canais de notícias tornaram-se desagradáveis e constrangedores. Os debates substituíram a informação e os comentadores foram progressivamente ocupando o lugar dos jornalistas. Num país pequeno, com receitas publicitárias cada vez mais divididas com as redes sociais, existem demasiados canais de informação 24h a disputar uma audiência em declínio, particularmente entre os mais jovens.
Para além dos debates e dos incontáveis comentadores, a maioria dos canais de notícias partilham estilos semelhantes, como a agressividade verbal, as interrupções constantes e a falta de urbanidade em estúdio. Mas afinal, o que motiva esta transformação? Do meu ponto de vista, trata-se de uma estratégia para aumentar as audiências, conhecida como “indignação moral”. Este método já é usado há bastante tempo pelas redes sociais para aumentar o número de cliques e captar a nossa atenção. O combustível preferido das redes sociais parece estar agora também a ser utilizado pelas televisões.
A indignação moral é uma emoção poderosa que motiva as pessoas a punir aqueles que são identificados como transgressores. As redes sociais perceberam o poder atrativo desta emoção, pelo que amplificam esse tipo de conteúdo, por gerar polémica........





















Toi Staff
Gideon Levy
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein