Europa - Que caminho?
Paris, 18 de abril de 1951, local e data que assinalam a formalização do primeiro ato para a construção da Europa de espaço comum que hoje partilhamos. O Tratado CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) ou Tratado de Paris, evidencia pela primeira vez o empenho de um conjunto de países, num processo de integração em formato de comunidade. Mas mais que isso, demonstra a perceção dos seus promotores, que numa Europa saída de duas grandes guerras, a união deveria constituir a base essencial na construção do nosso futuro comum.
Os subscritores do tratado, visionários e movidos por indiscutível espírito pioneiro, deixavam muito claro que este significativo e arrojado passo, seria o primeiro, no sentido de uma união económica e política, na construção de uma Federação Europeia.
Foi esse o desígnio inicial da causa europeia, se não formalmente assumido, pelo menos no sonho daqueles que, como Jean Monnet, Jacques Delors ou Helmut Kohl, se foram empenhando no projeto, unindo países num espaço de democracia, de liberdade e de bem sucedido desenvolvimento económico.
Entretanto, a causa primeira foi-se esbatendo, numa Europa tendencialmente dividida e deficitária em políticos de dimensão transnacional, entretida entre regulações, burocracias e causas perdidas, que se vai tornando cada vez mais pequena e........
© Observador
