O ressurgimento do Cristianismo está em curso na Albânia, como revelou o censo de 2023, ao indicar que, pela primeira vez em séculos, a população muçulmana na Albânia caiu para menos de 50%!
Um resumo do Cristianismo neste país atribulado é um requisito para entender a sua força magnética entre os habitantes. Para este efeito, citamos o Christopher Dawson que redigiu: “O nosso interesse pela cultura cristã do passado nunca pode ser apenas histórico ou literário. É relevante para o problema da cultura cristã de hoje, apesar das imensas mudanças que transformaram o mundo moderno”.
A romanização chegou aos Balcãs, embora nunca tenha se enraizado profundamente na Albânia, então conhecida como Ilíria. Foi São Paulo quem introduziu o Cristianismo na região, escrevendo com alegria: “Por toda a parte da Ilíria, eu anunciei plenamente o Evangelho de Cristo”. Durante séculos, os habitantes permaneceram fiéis aos preceitos de Cristo.
No final do século XIV, as incursões otomanas interromperam a paz. A derrota dos sérvios na Batalha de Kosovo e a perda de Veliko Tarnovo representaram um golpe pesado para o Cristianismo. A Albânia caiu rapidamente também, mas muitos senhores feudais mantiveram os seus privilégios pagando tributo aos turcos: os seus descendentes. Muitos foram feitos reféns, separados de suas famílias. O clã Kastriota não foi exceção, embora um membro desse clã desempenharia um papel decisivo nos destinos da nação.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Gjergj........