A noite em que Portugal gelou! |
4 de Dezembro de 1980, Setúbal numa noite gélida e escura com a brisa do mar a entranhar os ossos e a congelar as lágrimas dos rostos, naquele dia do comício por tantos aguardado.
Apesar de jovem, há 4 anos que lutava no terreno, movida por um sentimento de revolta contra os anos de instabilidade que se seguiram ao PREC e contra o clima de tensão entre sectores que defendiam claramente uma orientação socialista ou comunista.
Naquela Setúbal tão vermelha e tão agreste não baixávamos os braços e os insultos verbais e físicos a que éramos sujeitos nas lutas estudantis, pela associação de estudantes, era a força que nos impulsionava. A campanha da AD em 1979 foi um êxito para nós, mesmo naquele tão hostil campo de batalha.
A adrenalina dessa anterior campanha, mostrou que apesar de jovens, não tínhamos medo. Tínhamos vontade, mas sobretudo tínhamos esperança e queríamos um Portugal melhor com uma solução política democrática e a certeza que não queríamos uma ditadura comunista ou a continuação do clima revolucionário.
A........