Temos estado tão preocupados com a ascensão de novas correntes políticas autoritárias, que nos tem escapado um tipo de pensamento totalitário que teima em desaparecer.
No passado domingo, um jornal português publicou uma entrevista onde uma reputada cientista defende que “a ciência vai descobrir tudo” e que “não há necessidade nenhuma de haver algo que é desconhecido”. São opiniões. Pena que Immanuel Kant, Kurt Gödel e Thomas Kuhn não estejam de acordo.
Geralmente, a ciência é vista como uma atividade nobre e acima de toda a suspeita, mas acho que ganhávamos se tivéssemos uma opinião mais desconfiada sobre o assunto. A bomba atómica, por exemplo, foi desenvolvida por reputados físicos, químicos, matemáticos e engenheiros. E, ainda assim, estas profissões são sempre apresentadas com mais glamour que tantas outras. Por outro lado, nenhum linguista foi jamais condenado por crimes contra a humanidade, não foi um portageiro que inventou a Leucotomia, nem um operador de supermercado que se estabeleceu como o pai do agente laranja. No entanto, estas........