O Cónego Jeremias e o padre que saiu do armário… |
“Abençoei, aconselhei, ajudei, confessei muitas pessoas que se sentiram confiantes por me verem de batina.”
O Cónego Jeremias estava entusiasmado com o conhecimento que tinha estabelecido nas redes sociais, com um sacerdote brasileiro, o Padre Álvaro, que tinha saído do armário! Alarmado com este facto, aparentemente escandaloso, pedi ao Senhor Cónego que me mostrasse o texto integral dessa sua conversa*.
– É verdade, Padre Álvaro, que decidiu ‘sair do armário’?!
– “Sim, ou seja, tirei a minha batina do armário! Desde Janeiro, comecei a usá-la diariamente, desde que me levanto até que me deito. Assim, de forma simples, sem anúncios solenes, sem rodeios, nem explicações prévias. Sem buscar elogios por isso, e sem medo de troças, insultos ou olhares estranhos.”
– Qual foi o impacto desta sua decisão? Teve muitas surpresas?!
– “Nunca pensei que usar a batina diariamente me faria tão feliz como padre. Possibilitou que eu fizesse, na rua, tanto bem que eu não podia imaginar. Abençoei, aconselhei, ajudei e confessei muitas pessoas que se sentiram confiantes por me verem de batina. Para minha surpresa, mesmo andando em lugares muito diversos – como ‘shopping centers’, cinemas, restaurantes, festas, ‘piñatas’, feiras, zonas mal frequentadas do centro, feira do livro, etc. –, e tendo encontrado gentes de todas as tribos urbanas possíveis e imagináveis, não recebi, em 5 meses, nenhum insulto, nem falta de respeito........