menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O Texas Português

6 1
04.05.2025

Trás-os-Montes tem o ADN de um gigante económico adormecido: rios que geram mais de 20% da energia hidroelétrica nacional, ventos que impulsionam turbinas eólicas, solos ricos em lítio e outros minérios estratégicos. Tal como o Texas transformou petróleo e vastidão em poder, Trás-os-Montes pode converter os seus recursos em prosperidade – mas não com o modelo atual, que exporta riqueza e importa abandono.

A chave para despertar este “Texas português” é a criação de uma zona económica especial (ZEE), um regime fiscal e administrativo que coloque a região no comando do seu destino.

No Texas, o petróleo foi o motor de uma economia representando hoje 751 mil milhões de dólares/ano. Em Trás-os-Montes, as barragens do Douro produzem energia que movimenta Portugal, enquanto os ventos das serras contribuem com 15% da produção eólica nacional (EDP, 2023). O lítio, essencial para baterias elétricas, coloca a região no radar global. No entanto, o PIB per capita local mal chega a 12 mil euros anuais (INE,........

© Observador