O Candidato da Manchúria: o circo francês

Enquanto o Verão aquece em França, as eleições deste mês de Julho de 2024 envolveram mais drama do que um episódio de uma novela mexicana. Protagonistas principais? Antes de mais, o presidente Emmanuel Macron, que tudo arrisca para tentar controlar os extremos na esperança que o seu partido pseudo Liberal, Renaissance, triunfe (pseudo, sim, mas pelo menos centrista).

Seguidamente, Marine Le Pen, com o seu “boneco de cera” Jordan Bardella pela Rassemblement National e Jean-Luc Mélenchon de foice e martelo na mão, líder da La France Insoumise.

As artes obscuras da política avançam a pleno vapor, fazendo lembrar aquele filme antigo, de 1962, O Candidato da Manchúria.

Para quem não se lembra, O Candidato da Manchúria é um clássico onde um pobre soldado americano é capturado, sujeito a lavagem cerebral e se torna num peão para interesses políticos ocultos. Bem, na França de 2024, não temos lavagem cerebral literal, mas todos os candidatos tentaram fazer lavagens de imagem com estilo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Começando por Marine Le Pen, a protagonista da Rassemblement National que, desta vez pivoteada por Jordan Bardella, tenta........

© Observador