Conseguiram finalmente, camaradas. Cuba, bastião e referência do comunismo, pediu recentemente à ONU ajuda alimentar. Pediram leite em pó para bebés e crianças, especificamente.
Antes de começar a conversa de que a culpa é do embargo Americano, alguns factos. Cuba tem de facto restrições comerciais com os EUA, mas não com o mundo. O país tem relações políticas e comerciais com vários países, incluindo Portugal, embora o volume e o tipo de comércio tenham limitações. Alguns dos principais parceiros comerciais dos Cubanos incluem Venezuela, China, Espanha, Canadá e Rússia.
Cuba exporta principalmente commodities como níquel, tabaco, açúcar e produtos farmacêuticos. Sectores como o turismo e as exportações médicas (a famosa exportação de médicos), são igualmente fontes de receita. No que respeita a importações, Cuba importa alimentos, combustível, máquinas e um pouco de tudo o mais.
Historicamente, não estão sozinhos e foram ajudados desde os anos 60 do séc. passado pela União Soviética, depois de Che Guevara ter terraplanado a economia cubana.
Che, esse grande amigo de Fidel Castro. Juntos conseguiram lançar as bases para a criação de uma das maiores prisões a céu aberto e condenar milhões de pessoas à miséria ou emigração forçada. Guerrilheiro, ministro da economia cubana, ícone. O homem que converteu Fidel da direita nacionalista para a extrema esquerda fuziladora da oposição, tudo em nome da revolução, claro. O seu legado económico são as nacionalizações em massa e a abolição de todos os incentivos ao trabalho. Os resultados falam por........