É tão simpático viver em Portugal sem ver problemas, não é? |
Não há nada mais confortável, não há nada mais cómodo, não há nada mais simpático do que estarmos tranquilamente sentados no nosso querido Portugal, com os estores fechados, com o computador desligado e com umas enormes e sólidas palas nos olhos. Não vemos nada, não lemos nada e não sabemos de nada — e, nesse estado politicamente zen, podemos convencer-nos de que não se passa nada no mundo exterior.
O problema, claro, é que, lamentavelmente, no mundo exterior está a passar-se muita coisa. Esta semana, o Reino Unido apresentou as suas novas medidas para desencorajar os pedidos de asilo. Convém ter atenção: não se trata de diminuir a imigração ilegal motivada por razões económicas, embora por vezes o estatuto de refugiado seja utilizado para isso; trata-se de travar pedidos de asilo por motivos humanitários que envolvem pessoas perseguidas que estão em perigo nos seus países de origem.
A nova política foi apresentada pela ministra da Administração Interna trabalhista. Ela chama-se Shabana Mahmood e tem três........