Da fala e do silêncio
Existe entre a Fala e o Silêncio uma faixa íntima e reservada por onde se filtra o pensamento no seu trânsito para o público. É da adivinhação da textura e da espessura dessa “estação intermédia” a caminho da comunicação que, de uma forma geral, formamos ideia, apreciamos conformidades, construímos opiniões sobre os nossos alvos de escolha em situação de interpelação. Entendo-a como uma espécie de velatura do raciocínio, igualmente proficiente e profícua, mas que, mais na ordem da sensibilidade e da intuição, com ele gera e alimenta a convicção.
Vem isto a propósito do frenesim recém-gerado relativamente à apreciação dos já-em- pista ou possíveis-futuros candidatos à Presidência da República, para as próximas eleições de 2026.
Devo confessar que ainda não cheguei a esse patamar, e, dado o ruído bélico que nos assola, ainda não consegui o silêncio interior necessário para assentar ideias sobre o assunto. Porém, não deixo de notar que, dos vários motes lançados a propósito, um dos tópicos que se levanta é precisamente a apreciação, em forma e em fundo, da Palavra de cada candidato.
Quanto a isto, não estou por ora a pensar em termos específicos, como os político-filosóficos, económico-financeiros, de gestão ou sociais ou até simplesmente retóricos que porventura os informem, mas estou tão só a tentar formular um juízo equi-diferenciativo que me permita, a partir daí, “assentar praça” numa escolha justa.
Ora nestas posições e com estes propósitos, falar todos eles têm de, e, com posições ondulantes, sobre quase todos os mesmos temas, aventam soluções, assumem compromissos, levantam o dedo em riste para ameaçar, condenar ou profetizar…Pelo que, nesta posição de candidato (nada a ver com o que o seu étimo latino candidatu- “vestido de branco”, ‘ingénuo’ , ‘puro’, indicia…) a FALA é um derivado indispensável. Público e comprometedor. E, a meu ver, um derivado do exercício, verdadeiramente “preciso” (no seu duplo sentido), que se desenvolve........





















Toi Staff
Gideon Levy
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein