We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A ilusão do Sr. Ministro

2 4 0
22.01.2020

As ilusões fazem parte do nosso debate político. E continuarão a fazer, como instrumentos de oratória ou retórica. Ainda assim, há uma que me deixa sempre com a pulga atrás da orelha porque parece ser mesmo o objetivo real do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: insiste em querer fazer do Ensino Superior uma potência sem investir, a sério, nele. Já lá vão 5 anos e parece estar a resultar… será que vamos assistir a uma reviravolta ou vamos continuar na perseguição do sonho de ter tudo sem pagar nada?

Está na moda dizer que o “Ensino Superior deve ser uma prioridade para o país”. Está na moda dizer que o setor da ciência, e o seu dinamismo, são fundamentais para conseguirmos transformar uma economia que vive muito pouco da descoberta científica numa economia que consiga exportar conhecimento. Não sou de modas, mas nesta eu entro já.

As economias mais independentes, no mundo e na Europa, são de facto ecossistemas onde a produção de conhecimento é fortíssima, que depois é adotado pelo tecido produtivo para introduzir conceitos como inovação e/ou eficácia nas suas linhas de produção. Nesses países, o setor empresarial reconhece as universidades e os institutos politécnicos como parceiros fundamentais para incrementarem o seu negócio e as instituições de ensino superior reconhecem as empresas como parceiros fundamentais para........

© Observador