menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Por uma antropologia teológica da globalização

8 2
08.08.2024

Está implícito um certo imperativo moral e ético quando nos dispomos a construir e a edificar uma globalização de rosto humano. E, em modo muito especial, vemos como o Papa Francisco se apresenta proactivo nesta construção, sendo ele, tantas vezes, a dar o passo e a indicar o roteiro para essa mudança paradigmática. Aliás, a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, escrita no ano de 2020, é prova disto mesmo.

O Papa Francisco não se diminui em esforços para consciencializar, promover e construir uma cultura marcadamente humanista e humanizadora, integral e integradora. Aliás, numa brilhante alocução feita na World Economic Forum, em 2024, o Papa Francisco deixa um alerta e um convite:

“O processo de globalização, que já demonstrou claramente a interdependência das nações e dos povos do mundo, tem uma dimensão fundamentalmente moral, que deve fazer-se sentir nos debates económicos, culturais, políticos e religiosos que visam modelar o futuro da comunidade internacional. Num mundo cada vez mais ameaçado pela violência, pela agressividade e pela fragmentação, é essencial que os Estados e as empresas se unam na promoção de modelos de globalização clarividentes e eticamente sólidos que, pela sua própria natureza, devem subordinar a busca do poder e do lucro individual, tanto político como económico, ao bem comum da nossa família humana, dando prioridade aos pobres, aos necessitados e a quantos se encontram em situações mais vulneráveis” (Francisco, 2024b).

Daí a importância para o processo da globalização da antropologia teológica na promoção da pessoa humana, dos seus irrefutáveis direitos e dignidades, e na construção de sociedades que promovam o bem-estar geral em ordem, sempre, ao Bem Comum e a uma cultura ecológica integral, assente na sustentabilidade, na protecção do meio ambiente e consciencialização de........

© Observador


Get it on Google Play