O Limoeiro do Estado Português
É inegável a deterioração progressiva na qualidade e eficiência dos serviços essenciais que a administração pública portuguesa providencia, nomeadamente na Educação, Saúde e Justiça. Longe de ser uma crise passageira, esta situação configura um défice crónico de gestão do Estado, persistentemente enfrentado com remendos ineficazes.
A Teoria do Mercado dos Limões de George Akerlof, prémio Nobel de Economia, oferece uma chave explicativa para este fenómeno. O economista demonstra como a assimetria de informação, ou seja, a incapacidade de distinguir a qualidade antes da compra, gera uma seleção adversa que desencadeia um efeito de bola de neve. No mercado de usados, por exemplo, os vendedores de carros em bom estado retiram-se perante a desconfiança generalizada, recusando vender ao preço médio, ditado pelos veículos de má qualidade. O resultado é um declínio inevitável na qualidade global dos produtos transacionados.
Este princípio aplica-se com rigor ao universo da função pública. Num contexto de remunerações achatadas e sem diferenciação, a administração pública atrai........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Gideon Levy
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein