O impacto de Dom Pedro Nuno na economia nacional

A família1 humana2 compartilha algumas ideias3 muito poderosas, conhecidas como senso comum. A importância do senso comum não está só na força da sua intrínseca auto-evidência e no seu poder persuasivo4, mas também na sua capacidade de nos irmanar a todos, a Alentejanos, Árabes, Chineses & Zimbabueanos, pois são ideias comuns a pessoas de todos os lugares e épocas independentemente de cultura, gordura, raça, religião ou sexo. É uma espécie de comunismo intelectual básico que impacta as nossas atitudes e ações diárias.

Vejamos um exemplo: imagine o leitor que o sr. G oferece ao sr. C a quantia de €1000 para que não compareça ao trabalho5 por um dia, e por um só dia, durante a próxima semana, perdendo a remuneração de um dia de trabalho proveniente do seu emprego. Quantos assalariados no Alentejo aceitariam esta proposta? 8%? Ou 80%?6 E como reagiria o leitor se esta proposta lhe fosse dirigida a si? Aceitaria? Agora, o mais importante: e que ilações tira, pessoalmente, deste exercício mental?

Outro caso: suponha que que o sr. G. coage ao sr. C a que lhe pague €1000 por cada dia que vá trabalhar. Qual seria a sua reação se fosse confrontado com esta intimidação? E qual........

© Observador