Qual o ROI da formação para uma empresa?
Medir o retorno sobre investimento (ROI) de uma formação é essencial para avaliar a sua eficácia e o impacto e, assim, justificar os custos associados. Podes seguir algumas etapas e métodos para calcular o ROI de um programa de formação. No entanto, e pensa desde início, é sempre complexo teres um ROI exato como medida do retorno do investimento mas melhorias em áreas e dimensões atacadas pela formação e que sejam interessantes no médio prazo, induzindo mudanças mais profundas. Nem sempre o ROI de uma formação se mede em números, mas, antes, em clima organizacional, relacionamento interpessoal, salário e segurança psicológicos, gosto pela merca e o vestir mais a camisola, entre outros.
1. Define Objetivos Claros:
Antes de iniciar a formação torna-se fundamental definires objetivos claros e alguns mensuráveis. Esses objetivos podem incluir aumento de produtividade (não esquecer que produtividade é um rácio output/input), melhoria na qualidade do trabalho, redução de erros, aumento da satisfação do cliente, melhor clima organizacional, entre vários. Estes objetivos devem estar alinhados com os objetivos mais amplos da empresa. Se não tens como os medir usa uma escala de Likert e pergunta-os 360º à empresa, formandos, liderados pelos formandos, líderes dos formandos.
2. Recolhe Dados Iniciais:
Antes do início da formação tens de ter um baseline. Isso pode incluir indicadores de desempenho, resultados de avaliações de competência, registos de vendas,........
© Observador
visit website