Os velhos são um estorvo, só nos gastam dinheiro

No passado dia 22 de Fevereiro, no programa Grande Reportagem da SIC, que aconselho a ver, foi-nos dada uma amostra daquilo que é o abandono a que votamos os nossos idosos, pelo que inicio com um título provocatório para captar a atenção do leitor. Naturalmente não é o que penso, bem pelo contrário.

Temos de honrar o nosso passado e aqueles que nos permitem hoje ser o que somos. Cuidaram de nós, contribuíram para a sociedade e são a quem temos o dever de retribuir. Na mesma medida, estamos a acautelar o nosso futuro e o mesmo deverá fazer a geração vindoura; é como se olhássemos para o “espelho do futuro”.

Costumo dizer que Portugal é um País muito desorganizado, muito mal gerido, duas das principais razões pelas quais somos pobres e não conseguimos criar riqueza. Ao contrário dos países ricos, desperdiçamos dinheiro e não resolvemos os nossos problemas. E penso que isso ficou bem patente nesta reportagem. Um qualquer hospital é uma estrutura cara, com recursos alocados cujo objectivo consiste em resolver os problemas de saúde mais graves. Cerca de 700€/dia é quanto custa uma cama num hospital, mas cerca de 10% estão ocupadas com pessoas que podiam estar nas suas casas, num Lar de Idosos ou ainda numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI). Desperdiça-se assim centenas de milhões de euros sem que se resolva os problemas das........

© Observador