menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A Escola Pública para Crianças Com Deficiência

9 25
28.11.2024

Estava a conduzir e a ouvir notícias na rádio, como habitualmente faço. Uma das notícias era sobre os pais de crianças e jovens com deficiência que se concentraram em várias cidades do País para pedir mais e melhores apoios para os seus filhos. Dizia um pai, que as terapias eram insuficientes.

Como referi, em artigo recente, a comparticipação financeira que as entidades sem fins lucrativos recebem do Ministério da Educação, precisamente para prestar apoios (terapia da fala, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e psicomotricidade) a crianças com deficiência, está congelada há 8 anos pelos Governos PS e agora também pelo Governo PSD/CDS. Ou seja, não há mais dinheiro para prestar apoios terapêuticos às crianças a quem já se presta apoio, muito menos para aumentar o número de crianças apoiadas e que ficaram de fora. Acresce que estes trabalhadores, ao contrário dos públicos, não tiveram direito a aumento salarial nestes últimos 8 anos (importa referir que o Patrão é o mesmo, ou seja, uma discriminação violenta). E exigem-lhes 35 a 40h de trabalho directo com os alunos, quando na realidade, deveriam trabalhar em igualdade com os professores, ou seja, no máximo 25h de trabalho directo. E pergunta o leitor, então, mas há crianças que ficam de fora dos apoios terapêuticos? Sim há.

Há uns bons anos, O Governo, por arte mágica, retirou milhares de crianças e jovens com necessidades educativas especiais dos critérios de avaliação para assim não dar apoios terapêuticos, logo poupar dinheiro (presumo que para aumentar salários aos funcionários públicos e para derreter na TAP, EFACEC e noutros sítios).

Depois em 2014, chegou o discurso do Governo de que “todas as crianças este ano lectivo teriam apoios terapêuticos”, ninguém ficaria de fora. Verdade, confirmo. Na altura até comentei que se eu desse um pão por dia a alguém e nada mais, eu poderia dizer que essa pessoa foi alimentada. No entanto, certamente morreria de fome em poucos dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo em vez de deixar crianças de fora dos........

© Observador


Get it on Google Play