menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O sentido da justiça

19 7
19.02.2024

A conjugação da percepção pública de falta de autoridade dos poderes políticos, da falta de rigor do sistema judicial, do comportamento das polícias, da situação muito difícil face à habitação e à remuneração de um número alargado de famílias, das dificuldades que atravessam órgãos de comunicação social, são, entre outras, circunstâncias imediatas (no quadro mais geral de tendências de contexto que não são favoráveis) que deviam suscitar um alerta maior a responsáveis públicos e privados e à população em geral.

A situação difícil e complexa vivida, amplia os efeitos de cada evento específico que possa contribuir para desequilíbrios ou agitação.

Os termos em que ocorreram a queda do governo da República e do governo da Região Autónoma da Madeira e antes, a devassa da casa de Rui Rio e da sede nacional do PSD; o modo como, sucessivamente, o juiz Ivo Rosa foi desautorizado pelos seus pares no processo Sócrates, entre tantos outros exemplos, mostram que o sistema de justiça não está a lidar bem com o sistema político. Pode ou não haver dados que levam o Ministério Público ou a Magistratura Judicial a ter fundadas razões para agir ou não agir em certas situações. Mas quando as mesmas envolvem altos titulares de cargos públicos, por maioria de razão, a ação precisa de ser demonstrada........

© Observador


Get it on Google Play