Inauguration Day
É hoje, o dia 1 de uma Nova Era.
Inaugura-se a estabilidade ou o caos? Ou melhor, quais são a estabilidade ou/e o caos possíveis? A democracia americana vai transformar-se numa plutocracia, com consequências globais?
O primeiro dia do segundo mandato de Donald Trump na Casa Branca é acolhido diferentemente, consoante o quadrante político, consoante a zona geográfica do mundo, consoante a região dos Estados Unidos. Não há indiferença. Há alegria, há raiva, há medo, há alívio, há indignação, há celebração.
Donald Trump é uma causa ou um efeito? O princípio de alguma coisa, o fim de outra?
O que sabemos é pouco, para prever o que virá. Todavia, há sinais, apesar da sua interpretação não levar a conclusões evidentes. Os próximos dias e semanas vão permitir perceber várias coisas:
Tendencialmente, a resposta a todas estas questões é: sim. Sim, os EUA vão reduzir a sua presença enquanto atores interventivos da arena do sistema internacional. Sim, a Europa democrática vai deixar de ser um parceiro preferencial. Sim, vários pontos do mundo que contavam com o peso da presença americana vão ser deixados à sua sorte. Sim, vai haver um reflorescimento da indústria do........
© Observador
