O caso Schjelderup: um alerta para levar a sério |
1 “Recebi um pequeno vídeo e, sem pensar duas vezes, reencaminhei-o para um amigo alguns segundos depois. (…) Infelizmente, naquele momento, não pensei nas consequências, nem que poderia ser ilegal partilhá-lo. (…) Foi um erro estúpido e pontual, do qual me arrependo profundamente (…). Não tenho desculpas. O que fiz (…) foi ilegal e não está certo. Assumo total responsabilidade por isso e espero que o meu erro possa levar outras pessoas a não cometerem o mesmo erro depois de ouvirem ou lerem a minha história. Espero que pensem duas vezes antes de partilhar algo que não deve ser partilhado”.
As palavras são de Andreas Schjelderup, futebolista norueguês do Sport Lisboa e Benfica, que foi recentemente acusado do crime de partilha de conteúdo sexual de menores pelas autoridades da Dinamarca. Mas devem merecer a reflexão da generalidade dos leitores – particularmente, daqueles que não se encontram cientes da gravidade deste tipo de práticas.
2 Para que fique claro: não é intuito do presente artigo tecer juízos de valor sobre o caráter do jogador em causa – que não conheço pessoalmente, e por quem, aliás, até nutro alguma simpatia do ponto de........