Marx versão Groucho

É sempre em momentos de turbulência política que no mundo, e em especial em Portugal, se cita Groucho Marx. É uma pena, mas não se fala nele fora deste contexto. E é sempre da mesma forma, por parte dos comentadores políticos, utilizando sem ressalva a expressão “Estes são os meus princípios, e se não gostarem, tenho outros”, numa alusão ao marxismo versão Groucho associado às contradições de um qualquer candidato político. Inclusive Theresa May igualmente chegou até utilizar essa citação associada a Groucho, num debate parlamentar com Jeremy Corbyn. Aconteceu, acontece, e acontecerá em breve voltar-se a ouvir essa frase.

É quase tão repetida quanto a famosa história de Olof Palme de “querer acabar com os pobres”, e a cada vez que ela é contada é alterado o destinatário da locução.

A frase é engraçada, sim, e dá para fazer repetidos trocadilhos com o apelido Marx dando a entender que se fala de Karl Marx (tal como eu fiz neste artigo), mas sucumbe ao problema de nada comprovar que essa frase tenha mesmo........

© Observador