We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O PS é viciado em fake news /premium

3 9 756
17.03.2019

1. A preocupação de muitos partidos com as consequências das fake news para a democracia seria emocionante, se não fosse absolutamente hipócrita. Vamos recuar bem atrás, ao século passado, nos anos de 1990. Será que o herói dos Democratas norte-americanos se preocupou com a saúde da democracia do seu país quando jurou em directo que não tinha uma relação inapropriada com uma estagiária da Casa Branca? O que diriam hoje as brigadas dos bons costumes sobre o assédio de um político poderoso a uma jovem estagiária? Esta gente só descobriu as fake news quando Trump foi eleito. Clinton era o exemplo do político progressista.

Mas não foi só a esquerda americana a mentir. A direita francesa nunca hesitou em mentir aos franceses. Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy foram mentirosos compulsivos enquanto habitaram o Eliseu. No Reino Unido, durante o referendo sobre a Europa, o UKIP e os Brexiteers do partido Conservadores mentiram sem qualquer vergonha. Boris Jonhson, que conhece muito bem a União Europeia, depois de ter sido correspondente em Bruxelas do Daily Telegraph, mentiu sem qualquer escrúpulo durante toda a campanha.

No nosso país, o partido socialista tem usado a verdade em termos muito económicos e muito selectivos. O único PM socialista que algum dia alcançou uma maioria absoluta, Sócrates, nunca hesitou em mentir em directo aos........

© Observador