Que esperar entre o Plano de Reforço e o Programa do Governo
O insólito apagão de 28 de abril levou o Governo a apresentar um plano de reforço da segurança do sistema elétrico nacional. O objetivo apresentado na altura – reforçar a segurança e resiliência da rede – é um passo necessário, mas não deixa de levantar questões prementes sobre capacidade de resposta e rapidez de implementação.
Sobretudo porque nem todas as 31 ações propostas eram novas, tendo algumas sido já abordadas no Programa do XXV Governo Constitucional, que trouxe consigo um conjunto de medidas ambiciosas para o setor da energia.
No Programa, o Executivo já manifestava o desejo de reforçar a capacidade da rede energética nacional e a interconectividade elétrica, bem como o objetivo de aumentar o uso de energias renováveis para 51% do consumo final até 2030, ou garantir 85% de energia renovável na produção elétrica nos próximos cinco anos. Em tudo estes objetivos se alinham com o aumento da segurança da rede ou com a necessidade de descarbonização patentes no plano de reforço apresentado........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein
John Nosta
Rachel Marsden
Joshua Schultheis