We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O que fazer para reforçar o sistema imunitário?

1 1 15
21.03.2020

A chegada da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 é o acontecimento de uma geração. Perante a magnitude, a rapidez e a incerteza com que tudo está a acontecer, é normal sentir impotência ou a necessidade de se preparar o melhor possível.

No meio de todos estes acontecimentos, têm surgido várias recomendações para o “reforço do sistema imunitário”, no sentido de prepararmos o nosso organismo para combater o vírus, caso sejamos um dos infetados. A maioria dessas recomendações é inútil. É isso que venho esclarecer.

As medidas mais eficazes para reforçar o sistema imunitário são medidas baratas e ao alcance de todos.

O mais importante a fazer é deixar de fumar. O tabaco aumenta enormemente a probabilidade de infeções respiratórias, tanto nos adultos (1,2,3, 4) como nas crianças (1, 2, 3, 4, 5). Não só têm maior probabilidade de infeção, como o prognóstico é pior para quem é fumador (1, 2, 3, 4).

A chegada da SARS-CoV2 é mais uma, entre centenas de razões, para deixar de fumar.

A prática de atividade física regular parece ajudar a diminuir a probabilidade de infeções e a melhorar o prognóstico quando temos infeções respiratórias (1, 2). No entanto, não é possível tirar conclusões mais assertivas porque a evidência........

© Observador


Get it on Google Play