Gestão e Liderança pela sabedoria popular

Sabemos que os provérbios são ensinamentos retirados de experiências de vida e que transmitem conhecimentos e sabedoria popular. Num exercício de curiosidade, revi alguns e apliquei-os às disciplinas da gestão e da liderança.

Por exemplo, o provérbio “amigos, amigos, negócios à parte” é uma recomendação muito sensata que assenta na ideia de que os amigos não serão os melhores colegas, parceiros ou sócios. De facto, os melhores parceiros e sócios deverão ser pessoas com quem já trabalhámos e com quem partilhamos a mesma cultura.

Também “a noite é boa conselheira” se aplica com muita sabedoria, transmitindo a ideia de que, em situações de conflito, não devemos reagir instantaneamente, mas antes ponderar bem o que está em jogo para tomar boas decisões e intervir com prudência.

De “a união faz a força” retira-se um bom ensinamento para a liderança de equipas que se pretende coesa, motivada e funcional. Uma boa comunicação sobre os objetivos da empresa é fundamental para garantir que todos os colaboradores sintam que fazem parte da equipa e que o seu contributo é valioso para os resultados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ditado “água mole em pedra dura, tanto bate........

© Observador