Porque voto em Marques Mendes |
Foi autarca, foi ministro dos governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, foi líder parlamentar do PSD, foi presidente do PSD, é advogado de profissão e, ao longo dos últimos anos, para além de se ter revelado um comentador político isento e imparcial, percorreu o país de lés a lés, conhecendo como ninguém a realidade de Portugal e dos portugueses.
Por vezes a memória é curta, mas a verdade é que nos últimos anos Marques Mendes esteve sempre ao serviço do país, sendo mobilizado para centenas de eventos, por todo o país, uns da família social-democrata, outros da sociedade civil.
A sua disponibilidade foi sempre total, a sua sensibilidade social e o seu humanismo não deixaram indiferentes quem com ele se cruzou e, tudo isso, contribuiu para que conhecesse muito bem a vida real e as dificuldades de instituições e cidadãos.
Marques Mendes enquanto presidente do PSD foi corajoso, afastou presidentes de câmara do PSD que, à data, eram arguidos em processos-crime. Essas decisões trouxeram-lhe muitos dissabores. Ainda hoje alguns tentam ajustar contas por causa dessas decisões, mas a verdade é que a ética é uma das marcas da sua liderança. Perante os princípios não cedeu.
Foi também Marques Mendes que introduziu as eleições diretas no PSD, permitindo que a eleição do líder nacional do partido passasse a ser feita por todos os militantes, as conhecidas bases, com mais democracia, mais transparência e........