Autárquicas 2025: Desafiar o monopólio local
O poder local encontra-se intrinsecamente ligado ao melhor e ao pior da vida política, sendo nos territórios de menor dimensão que mais se intensifica a influência negativa ou positiva.
Se por um lado a proximidade do autarca à população pode – com maior probabilidade – fomentar uma melhor convivência e sensibilidade para as problemáticas do quotidiano, a mencionada familiaridade e informalidade proporciona – no sentido antagónico – um maior controlo sobre o eleitorado.
Nos meios de menor dimensão, os autarcas são – na sua maioria – figuras presentes na sociedade, estendendo a sua área de atuação para além da autarquia, o que se consubstancia com a presença assídua em associações e grupos empresariais dos mais diversos tipos.
Por intermédio das pessoas coletivas imediatamente supra referidas, é-lhes concedida margem de manobra para ir gerindo os empregos, as expectativas e as posições de poder dos eleitores, trabalho que é realizado durante os quatro anos de mandato, intensificando no último de forma a garantir os apoios para a batalha que se avizinha.
Se numa localidade com........
© Observador
visit website