Inovação no cuidar em tempos digitais
O sector da Saúde vive uma das transformações mais aceleradas das últimas décadas. A convergência entre empreendedorismo e tecnologia tem gerado um ecossistema vibrante, onde startups, centros de investigação, universidades e instituições de saúde colaboram para criar soluções que prometem revolucionar a forma como se cuida, previne e gere a saúde. Contudo, esta revolução tecnológica só será verdadeiramente transformadora se mantiver no centro a pessoa e não apenas, o dispositivo ou o dado.
Vivemos então, uma era em que a tecnologia deixou de ser um instrumento de apoio para se tornar uma presença estruturante nas nossas vidas. A digitalização alcançou praticamente todos os setores, e o cuidar, entendido aqui como o acto de assistir, apoiar, tratar e acompanhar o Utente, numa dimensão, para além do que as palavras significam, não ficou imune a essa transformação. A “inovação no cuidar em tempos digitais”, impõe-se como uma necessidade e, ao mesmo tempo, como uma oportunidade para repensar o que significa ser humano num mundo cada vez mais mediado por algoritmos e ecrãs.
Nas últimas décadas, a relação entre o profissional do cuidar/Profissional de Saúde e o sujeito cuidado/Utente, evoluiu de forma profunda. A introdução de tecnologias de monitorização........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein