Lideranças - O Estado da Nação
O debate recente na Assembleia da República sobre o Estado da Nação foi realizado com os habituais critérios de luta partidária e com os resultados habituais. Ou seja, o debate passou ao lado da real situação do País e das grandes opções que poderiam alterar a degradação do nível de vida português relativamente a outros povos e nações. Desde logo porque os partidos não se entendem quanto aos remédios e, em qualquer caso, atiram em todas as direcções perdendo o foco necessário para a mudança.
Foi há muitos anos que estudei o caso da Irlanda, cujo resultado previ num congresso do PS de que Irlanda iria ser um caso de sucesso na União Europeia, o que hoje já ninguém contesta, apesar da maioria dos políticos se recusar a analisar as causas. Nos últimos anos interessei-me pelos casos de Singapura e da Coreia, na tentativa de tentar compreender quais foram os factores de sucesso, algo diferentes de caso para caso, mas sempre com base em duas ou três razões e nunca através de miríades de soluções como tem sido tentado no caso português, seja no PRR, seja nas 60 medidas do presente ministro da Economia.
Por aquilo que aprendi ao longo dos anos e pela avaliação que faço, posso agora garantir aos leitores que a nova........
© Observador
visit website