Do hambúrguer ao gel das unhas. Bruxelas não vai aprender |
A série Yes Minister foi transmitida pela BBC entre 1980 e 1984 e é também na década de 80 que chega a Portugal. Se hoje a revisitarmos, percebemos como envelheceu bem, como é actual. Um dos episódios é sobre a intenção de a União Europeia proibir que se chamem “salsichas” a certas salsichas britânicas porque não têm carne suficiente. Deveria passar a designar-se “tubo emulsionado de vísceras gordurosas”. O que leva à revolta do ministro, por considerar que tal constitui um ataque à identidade nacional.
Há dias voltámos ao tema das salsichas porque o Parlamento Europeu aprovou uma norma que proíbe que se chamem salsichas ou hambúrguer a produtos de origem vegetal. Vale a pena ler o Paulo Ferreira sobre esta magna questão decidida no Parlamento Europeu com 355 votos a favor e 275 a votarem contra ou a absterem-se. A proposta tem agora de seguir os procedimentos habituais, nomeadamente tem de ser negociada entre o Parlamento, a Comissão Europeia e o Conselho.
Esta não se pode considerar uma iniciativa inédita. A União Europeia tem já um regulamento de 2013 em que estabelece que só se pode usar a palavra “Leite” para um produto de “secreção mamária normal”. E designações como “manteiga, iogurte, queijo, natas” só podem ser usadas para produtos que........