2025: Ano de Ouro para a economia portuguesa?
Entramos em 2025 com um cenário económico para Portugal moderadamente favorável (crescimento previsto do PIB em torno dos 2% e excedente orçamental) num contexto geopolítico mundial de enorme incerteza, com desafios estruturais e políticos para a União Europeia. Apesar destes desafios, acho que 2025 e os anos seguintes podem ser excelentes para a economia portuguesa, continuando um ciclo favorável que se iniciou em 2022. Neste artigo explico porquê e quais são as áreas chave em que o Governo tem de trabalhar para assegurar este forte desempenho.
A economia portuguesa enfrentou enormes desafios de competitividade e graves crises financeiras desde o ano 2000 até 2021, que culminaram com a crise do COVID. Nesse período de 2001-2021, a nossa Economia foi uma das que menos cresceu a nível mundial e o nosso nível médio de riqueza comparado com os outros países da UE (PIB per Capita em paridade de poder de compra), desceu de 85% em 2000 para 74% em 2021.
No entanto, desde 2022 a nossa Economia entrou num ciclo de recuperação, com o PIB a crescer acima da média europeia, as contas públicas equilibradas, a divida pública e privada a reduzir-se, e o nosso nível médio de riqueza a aumentar de 74% para 81% da média europeia. Esse desempenho tem várias causas, algumas estruturais outras conjunturais, mas que irão continuar a ajudar a economia portuguesa em 2025.
A primeira tem a ver com o crescimento da população residente e do mercado de trabalho. Temos conseguido mais do que compensar desde 2021, através da imigração, a redução da população residente em Portugal causada pela baixa taxa de natalidade. A população estrangeira........
© Observador
