Para esperar é preciso ter recebido muito!

Para saber o que é a esperança o melhor caminho é encontrar e seguir alguém que espere, como o cardeal vietnamita Francisco Xavier Van Thuan. Considerado venerável pelo Papa Francisco, faleceu há cerca de 23 anos, esteve 13 anos nas prisões do regime comunista, e graças aos seus escritos, conhecemos hoje melhor as suas virtudes.

Dizia a missa às escondidas com 3 gotas de vinho (remédio para as dores no estômago, a desculpa por ele inventada) e uma gota de água na mão. Enfrentou a fome, as intempéries, as acusações e o esquecimento, sendo que muitos o consideraram desaparecido e morto.

A tudo resistiu, firme na fé e em constante união com Deus, oferecendo os seus padecimentos pela Igreja e pelo seu povo. Muitas das suas reflexões, escritas à noite e à luz de uma lamparina, foram recolhidas no livro “O Caminho da Esperança”, traduzido em várias línguas. No ano 2000, o Papa João Paulo II pediu-lhe que pregasse o retiro espiritual na sua presença, com 22 meditações sobre o tema “Testemunhas da Esperança”.

Não me refiro........

© Observador